Logo para chamada de defesas de dissertações de mestrado

Pós em Modelagem e Otimização promove defesa de dissertação de mestrado nesta sexta-feira (29)

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Otimização da Universidade Federal de Catalão, vinculado ao Instituto de Matemática e Tecnologia da UFCAT, promove defesa de dissertação de mestrado nesta sexta-feira (29) às 09:00 horas. Intitulado "Investigation of Dissipative Effects  in Periodic Structures", o estudo foi produzido pelo discente Emanuel Victor Borges de Morais Cruvinel e orientado pelo professor Romes Antônio Borges. A defesa será realizada de forma virtual e os interessados em assistir devem entrar em contato com o autor através do e-mail cruvinelemanuel@gmail.com

A banca examinadora da dissertação será composta pelo professores Adriano Todorovic Fabro (UNB/Faculdade de Tecnologia); José dos Reis Vieira de Moura Junior (UFCAT/Instiuto de Matemática e Tecnologia)

Estruturas periódicas são compostas de subestruturas idênticas ou células que são conectadas defora a fora, com sua periodicidade caracterizada por descontinuidades geométricas ou materiais. Devido à periodicidade, estas estruturas apresentam caracteríisticas dinâmicas especiais, agindo como filtros mecânicos para ondas elásticas propagantes em intervalos específicos de frequência, conhecido como bandas atenuantes. A mior parte das investigações anteriores não levaram em consideração os efeitos de dissipação de energia. Entretanto, estruturas reais dissipam energia através de vários mecanismos, por exemplo, devido ao atrito entre conexões, abertura e fechamento de mircro trincas ou atrito interno. Dissipação de energia, também caracterizado como amortecimento vibracional, pode alterar asbandas de frequência da estrutura, logo modificando o comportamento da proagação de ondas. O objetivo deste trabalho é analisar o efeito do amortecimento na atenuação das ondas elásticas de estruturas periódicas quando submetidas á excitação harmônica forçada. Os modelos de amortecimento viscoso, histerético e viscoelástico aplicados a quatro configurações de estruturas periódicas, com e sem ressonadores internos, modelados como sistemas de parâmetros concentrado massa mola amortecedor serão investigados. Tais modelos de amortecimento também serão aplicados para duas configurações de estruturas periódicas contínuas, a barra compósita e a viga sanduíche. Para cada configuração, as equações do movimento da céluda unitária são deduzidas, e a matriz de transferência é implementada para modelar a propagação de ondas elásticas na estrutura periódica, além de obter a constante de propagação que permite a construção das curvas de dispersão. Diferentes níveis de amortecimento são considerados, e seus efeitos em passa bandas, bandas atenuantes e  resposta da função em frequência serão analisados.

Fonte: Coordenação PPGMO